quinta-feira, 4 de abril de 2013

O MESSIAS, A LEI E OS PROFETAS

No monte da transfiguração estavam Yeshua (Jesus), Mosheh (Moisés) e Eliyahu (Elias). Ou seja, o Messias (Cristo, Ungido), o representante da Torá (Instrução, Lei) e o representante dos Profetas.

Talvez acreditando haver uma igualdade de autoridades entre esses 3 personagens, Kefa (Pedro) quis fazer 3 tendas, no entanto o Pai intervém dos céus e diz a ele algo que é de grande importância para o nosso equilíbrio no Caminho:

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi.
(Mt 17.5)

Que instrução há para nós nessa Palavra, em pleno século XXI?

Que a Torá e os Profetas estão sempre com Yeshua onde Ele é glorificado, porém a primazia, o primeiro lugar, é dEle.

Há somente uma tenda para ser construída!

Apesar da importância da Torá e dos Profetas em nosso Caminho, não devemos esquecer que é em Yeshua que habitam todos os recursos que precisamos para viver aquilo que a Torá e os Profetas requerem de nós (Rm 13.13,14; 8.2; Cl 2.3,9; 1 Co 1.30). A nossa permanência nEle é o segredo para o nosso progresso, porque sem Ele não podemos fazer nada (Jo 15.5), inclusive obedecê-lO.

Será que temos observado esse equilíbrio, esse princípio tão importante, na prática de nossa doutrina? Será essa a nossa doutrina?

A despeito de crermos na vigência da Torá e dos Profetas, será que podemos dizer como Sha’ul, o emissário (apóstolo Paulo), que para nós o Messias é TUDO (Cl 3.11)? Ou ainda, que para nós o VIVER É O MESSIAS E O MORRER É LUCRO (Fl 1.21)? Ou, que o Messias vive em nós e que VIVEMOS PELA FÉ NELE (Gl 2.20)?

Veja nestes textos como Sha’ul dependia do Messias Yeshua.

E se não é essa a nossa verdade, então nossa vida está fora do centro da vontade do Pai Celestial, expressa em Sua Palavra a Kefa no monte.

Que o Eterno opere em nós a fim de podermos corrigir o nosso curso e andar por este novo e vivo Caminho, olhando firmemente o Autor e Consumador da fé, Yeshua, nosso Senhor.

Que Elohim assim a todos abençoe!

Yossef ben Yossef
(Lauro Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário