Vejamos
o texto de Lucas 9.23:
Dizia
a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a
dia tome o seu madeiro e siga-me.
Antes
de começarmos a meditar sobre o madeiro, vamos tentar entender o que
o Senhor quis dizer com “a si mesmo se
negue”. Para tanto vamos ler a mesma passagem de Lucas
9.23 nas Boas Novas [no Evangelho] de Matitiyahu [Mateus] e Marcus
[Marcos] a fim de verificarmos o seu contexto:
21Desde
esse tempo, começou Yeshua, o Messias, a mostrar a seus discípulos
que lhe era necessário seguir para Yerushalayim e sofrer muitas
coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser
morto e ressuscitado no terceiro dia.
22E
Kefa, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem
compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
23Mas
Yeshua, voltando-se, disse a Kefa: Arreda, Satan! Tu és para mim
pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Elohim, e sim
das dos homens.
(Matitiyahu/Mateus
16.21-23)
O
texto de Lucas não possui os versos 22 e 23 de Matitiyahu, mas podemos com toda a certeza afirmar que este é
contexto, que também está presente em Marcus 8.32,33.
Desta
forma podemos entender o que o nosso Mestre quis dizer com “a
si mesmo se negue”.
Segundo
o próprio Senhor, o problema de Kefa é que ele não
pensava nas coisas que são de Elohim e sim nas que são dos
homens.
Ou seja, Kefa estava colocando a vontade
humana, a sua
própria vontade, sobre a vontade de Elohim. Ele não queria que o
Senhor Yeshua morresse, porém
não
entendia que se Ele não morresse não haveria salvação para a
humanidade.
Nosso Senhor Yeshua veio exatamente para
morrer em lugar do pecador.
Esta
era a vontade do Pai, mas não era a de Kefa. Então nosso Senhor
disse
a
todos: Se
vocês querem me seguir, se querem andar comigo, a primeira coisa que
devem fazer é renunciar a tudo em
vocês que
não estiver de acordo com a vontade de Elohim. Vocês terão que
abrir mão da
própria
vontade,
negando-a, se ela não estiver de acordo com a vontade do Pai.
Esta
também era a atitude mantida pelo Senhor quando esteve aqui na
terra:
Porque
eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a
vontade daquele que me enviou.
(Yochanan/João
6.38)
Este é princípio, o alicerce para o que virá
depois, ou seja, o madeiro.
Ao contrário do que muitos pensam, o madeiro
não está presente apenas nas Boas Novas. Pra entendermos de fato a
importância que nosso Senhor deu ao madeiro, temos que ler,
principalmente, o que Sha'ul, o emissário [Paulo, o apóstolo],
escreveu em suas cartas. Segundo o que o emissário escreveu em
Ruhomayah/Romanos 6, todos os que creem no Senhor Yeshua foram unidos
a Ele em Sua morte no madeiro.
Ou,
porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados no Messias
Yeshua [em Cristo Jesus] fomos batizados na sua morte?
(Ruhomayah/Romanos 6.3)
A palavra batismo no texto é sinônimo de
“união” e não se refere ao batismo com água.
Segundo Ruhomayah 6 não foi somente o Messias
Yeshua que foi executado no madeiro, mas todos nós que cremos nEle.
Fomos,
pois, sepultados com ele na morte pelo batismo...
(Ruhomayah/Romanos 6.4)
Em geral, nós só lembramos do madeiro quando
recordamos que foi lá, na carne de nosso Senhor, que os nossos
pecados foram perdoados, não é mesmo?
Mas quando nosso Senhor nos manda levar a cada
dia o nosso madeiro (que na verdade é o madeiro dEle, que tomamos
para nós), Ele está nos conduzindo a uma experiência que vai muito
além do perdão, da libertação da culpa dos pecados: A
libertação do poder do pecado.
...6sabendo
isto: que foi executado no madeiro com ele o nosso velho homem, para
que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como
escravos; 7porquanto quem morreu está justificado
[liberto] do pecado.
(Ruhomayah/Romanos 6.6.7)
Levar o madeiro é, pois, levar esta atitude de
habitar na morte do Senhor Yeshua. Daí a sua importância.
Assim
também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para
Elohim, em [união ao] Messias Yeshua.
(Ruhomayah/Romanos 6.11)
Logo,
o segredo para a vida está na morte, na morte com o Senhor no
madeiro.
Apesar desta nossa morte com o Senhor ter sido
de uma vez por todas, temos que retornar para ela “dia a dia”, a
fim de podermos usufruir do seu poder contra o pecado.
É nesse sentido que também Sha'ul escreveu
sobre o seu testemunho de vida, em Curintayah Beit/2 Coríntios
4.10-12:
10levando
sempre no corpo o morrer de Yeshua, para que também a sua vida se
manifeste em nosso corpo. 11Porque nós, que vivemos,
somos sempre entregues à morte por causa de Yeshua, para que também
a vida de Yeshua se manifeste em nossa carne mortal. 12De
modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.
Ou seja, Sha'ul levava a cada dia o madeiro (o
morrer de Yeshua) e, levando consigo essa atitude de morte para o
pecado (Ruhomayah/Romanos 6.11), ele via/experimentava a manifestação
da Vida do Senhor Yeshua em sua carne, por meio da Ruach HaKodesh
[Espírito Santo].
Enquanto ele habitava na morte, a Vida era
liberada para as pessoas com quem ele se relacionava (v12).
Podemos ver uma boa ilustração sobre este
processo nas Palavras de nosso Senhor Yeshua, em Yochanan/João
12.24:
Em
verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra,
não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
Quem lê este versículo pode pensar que o
Senhor fala apenas da Sua experiência de morte, mas veja a
continuação do texto:
25Quem
ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo
preservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me serve,
siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se
alguém me servir, o Pai o honrará.
O verso 24 é Ele indo para o madeiro, já o
verso 26 é Ele convidando a todos os que O servem a segui-lO nesta
morte no madeiro.
Quanto mais o grão de trigo lança suas raízes
para baixo, mais a vida surge em direção ao alto.
Se lermos as cartas de Sha'ul vamos vê-lo
falando sobre o madeiro em várias ocasiões, como, por exemplo:
Curintayah Beit/2 Coríntios 5.14,15:
14Pois
o amor do Messias nos constrange, julgando nós isto: um morreu por
todos; logo, todos morreram. 15E
ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si
mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Galutyah/Gálatas 2.19:
...Estou
executado no madeiro com o Messias...
Filipissayah/Filipenses 3.10:
...para
o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus
sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte...
Colossayah/Colossenses 3.3:
...porque
morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com o Messias, em
Elohim.
Creio que estes textos e os outros textos do
artigo, bem como os argumentos apresentados, são suficientes para
entendermos a necessidade de levarmos a cada dia o madeiro – a
experiência de habitarmos na morte do Senhor – para a nossa
libertação constante e contínua do poder do pecado, que insiste em
nos fazer cativos de uma vida de rebeldia contra o Senhor e Sua
vontade.
Longe de querer esgotar o assunto, este artigo
tem como objetivo apenas introduzir o tema na vida de todo o talmid
[discípulo] do Messias Yeshua, para que ele pondere sobre sua
importância e busque cumprir a vontade do Senhor.
Você também poderá ler mais sobre o assunto,
se for da sua vontade, nos outros artigos do Blog.
Minha oração é que este artigo venha a
contribuir de alguma forma com o desenvolvimento de sua salvação e
que você possa atender as Palavras do Mestre:
Se
alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue,
dia a dia tome o seu madeiro e siga-me.
dia a dia tome o seu madeiro e siga-me.
Que Elohim efetue em vós tanto o querer como o
realizar, segundo a Sua boa vontade.
Yossef Franco
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