quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM... (Meditações sobre o Madeiro, do Senhor e o nosso)

Por meio deste artigo quero te convidar a meditarmos um pouco sobre a questão do levar o madeiro, que é uma das condições fundamentais que nosso Senhor Yeshua, o Messias [Jesus, o Cristo], estabeleceu para todos os que querem segui-lO.

Vejamos o texto de Lucas 9.23:

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome o seu madeiro e siga-me.

Antes de começarmos a meditar sobre o madeiro, vamos tentar entender o que o Senhor quis dizer com “a si mesmo se negue”. Para tanto vamos ler a mesma passagem de Lucas 9.23 nas Boas Novas [no Evangelho] de Matitiyahu [Mateus] e Marcus [Marcos] a fim de verificarmos o seu contexto:

21Desde esse tempo, começou Yeshua, o Messias, a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Yerushalayim e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.
22E Kefa, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
23Mas Yeshua, voltando-se, disse a Kefa: Arreda, Satan! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Elohim, e sim das dos homens.
(Matitiyahu/Mateus 16.21-23)

O texto de Lucas não possui os versos 22 e 23 de Matitiyahu, mas podemos com toda a certeza afirmar que este é contexto, que também está presente em Marcus 8.32,33.

Desta forma podemos entender o que o nosso Mestre quis dizer com a si mesmo se negue”. Segundo o próprio Senhor, o problema de Kefa é que ele não pensava nas coisas que são de Elohim e sim nas que são dos homens. Ou seja, Kefa estava colocando a vontade humana, a sua própria vontade, sobre a vontade de Elohim. Ele não queria que o Senhor Yeshua morresse, porém não entendia que se Ele não morresse não haveria salvação para a humanidade.

Nosso Senhor Yeshua veio exatamente para morrer em lugar do pecador.

Esta era a vontade do Pai, mas não era a de Kefa. Então nosso Senhor disse a todos: Se vocês querem me seguir, se querem andar comigo, a primeira coisa que devem fazer é renunciar a tudo em vocês que não estiver de acordo com a vontade de Elohim. Vocês terão que abrir mão da própria vontade, negando-a, se ela não estiver de acordo com a vontade do Pai.

Esta também era a atitude mantida pelo Senhor quando esteve aqui na terra:

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
(Yochanan/João 6.38)

Este é princípio, o alicerce para o que virá depois, ou seja, o madeiro.

Ao contrário do que muitos pensam, o madeiro não está presente apenas nas Boas Novas. Pra entendermos de fato a importância que nosso Senhor deu ao madeiro, temos que ler, principalmente, o que Sha'ul, o emissário [Paulo, o apóstolo], escreveu em suas cartas. Segundo o que o emissário escreveu em Ruhomayah/Romanos 6, todos os que creem no Senhor Yeshua foram unidos a Ele em Sua morte no madeiro.

Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados no Messias Yeshua [em Cristo Jesus] fomos batizados na sua morte?
(Ruhomayah/Romanos 6.3)

A palavra batismo no texto é sinônimo de “união” e não se refere ao batismo com água.

Segundo Ruhomayah 6 não foi somente o Messias Yeshua que foi executado no madeiro, mas todos nós que cremos nEle.

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo...
(Ruhomayah/Romanos 6.4)

Em geral, nós só lembramos do madeiro quando recordamos que foi lá, na carne de nosso Senhor, que os nossos pecados foram perdoados, não é mesmo?

Mas quando nosso Senhor nos manda levar a cada dia o nosso madeiro (que na verdade é o madeiro dEle, que tomamos para nós), Ele está nos conduzindo a uma experiência que vai muito além do perdão, da libertação da culpa dos pecados: A libertação do poder do pecado.

...6sabendo isto: que foi executado no madeiro com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7porquanto quem morreu está justificado [liberto] do pecado.
(Ruhomayah/Romanos 6.6.7)

Levar o madeiro é, pois, levar esta atitude de habitar na morte do Senhor Yeshua. Daí a sua importância.

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Elohim, em [união ao] Messias Yeshua.
(Ruhomayah/Romanos 6.11)

Logo, o segredo para a vida está na morte, na morte com o Senhor no madeiro.
Apesar desta nossa morte com o Senhor ter sido de uma vez por todas, temos que retornar para ela “dia a dia”, a fim de podermos usufruir do seu poder contra o pecado.

É nesse sentido que também Sha'ul escreveu sobre o seu testemunho de vida, em Curintayah Beit/2 Coríntios 4.10-12:

10levando sempre no corpo o morrer de Yeshua, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 11Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Yeshua, para que também a vida de Yeshua se manifeste em nossa carne mortal. 12De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.

Ou seja, Sha'ul levava a cada dia o madeiro (o morrer de Yeshua) e, levando consigo essa atitude de morte para o pecado (Ruhomayah/Romanos 6.11), ele via/experimentava a manifestação da Vida do Senhor Yeshua em sua carne, por meio da Ruach HaKodesh [Espírito Santo].

Enquanto ele habitava na morte, a Vida era liberada para as pessoas com quem ele se relacionava (v12).

Podemos ver uma boa ilustração sobre este processo nas Palavras de nosso Senhor Yeshua, em Yochanan/João 12.24:

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

Quem lê este versículo pode pensar que o Senhor fala apenas da Sua experiência de morte, mas veja a continuação do texto:

25Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.

O verso 24 é Ele indo para o madeiro, já o verso 26 é Ele convidando a todos os que O servem a segui-lO nesta morte no madeiro.

Quanto mais o grão de trigo lança suas raízes para baixo, mais a vida surge em direção ao alto.

Se lermos as cartas de Sha'ul vamos vê-lo falando sobre o madeiro em várias ocasiões, como, por exemplo:

Curintayah Beit/2 Coríntios 5.14,15:
14Pois o amor do Messias nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Galutyah/Gálatas 2.19:
...Estou executado no madeiro com o Messias...

Filipissayah/Filipenses 3.10:
...para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte...

Colossayah/Colossenses 3.3:
...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com o Messias, em Elohim.

Creio que estes textos e os outros textos do artigo, bem como os argumentos apresentados, são suficientes para entendermos a necessidade de levarmos a cada dia o madeiro – a experiência de habitarmos na morte do Senhor – para a nossa libertação constante e contínua do poder do pecado, que insiste em nos fazer cativos de uma vida de rebeldia contra o Senhor e Sua vontade.

Longe de querer esgotar o assunto, este artigo tem como objetivo apenas introduzir o tema na vida de todo o talmid [discípulo] do Messias Yeshua, para que ele pondere sobre sua importância e busque cumprir a vontade do Senhor.

Você também poderá ler mais sobre o assunto, se for da sua vontade, nos outros artigos do Blog.

Minha oração é que este artigo venha a contribuir de alguma forma com o desenvolvimento de sua salvação e que você possa atender as Palavras do Mestre:

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, 
dia a dia tome o seu madeiro e siga-me.

Que Elohim efetue em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.


Yossef Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário