CONHECENDO A CARNE
(REFERÊNCIA: O Homem
Espiritual, Vol. I – Watchman Nee, Edições Parousia
Qual
o objetivo deste estudo?
Chegarmos todos juntos ao estágio
de Galutyah/Gálatas 5.16,24:
[...] Vivam
pela Ruach [Espírito], e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne... Os
que pertencem ao Messias Yeshua [Cristo Jesus] crucificaram a carne, com as
suas paixões e os seus desejos (Gl 5.16,24)
1.
Como nos tornamos carne?
Nosso Senhor Yeshua,
o Messias, responde essa questão no texto de Jo 3.6:
O que é nascido da carne é
carne...
Logo, carne é tudo o
que recebemos, o que herdamos, através de nosso nascimento natural.
E o que recebemos de
nossos pais ao nascermos? Ao contrário de Adam [Adão], que foi criado perfeito,
com seu espírito, alma e corpo desempenhando plenamente as suas funções (Figura
1), nós (os descendentes de Adam)
nascemos com as seguintes características (Figura 2):
a. Com um
corpo, pelo qual podemos perceber e interagir com o mundo físico.
b. Com uma
alma, pela qual podemos pensar, sentir e tomar decisões.
c. Com
um espírito... morto, pois não está conectado ao Eterno.
P: O que é
carne?
R: É o
composto de nossa alma e corpo, com a alma seguindo o corpo e suas paixões e
sendo escravizada por ele (Figura 3).
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Podemos ver esse conceito
também no texto de Rm 7.14, 18:
14Porque
bem sabemos que a torá é espiritual; eu,
todavia, sou carnal, vendido
à escravidão do pecado... 18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem
nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Todos os homens neste mundo são
nascidos da carne (Jo 3.6), e são carnais. Todo homem não regenerado é
controlado pelo composto de alma e corpo chamado carne (Ef 2.3).
2.
A carne depois da regeneração
No estudo anterior aprendemos que
nosso corpo ainda não foi redimido no ato de nossa salvação/justificação. Por
isso a alma do talmid [discípulo] ainda recebe grande influência do corpo, como
recebia antes dele ser regenerado.
A
carne do talmid e a do incrédulo são iguais.
Na regeneração a carne não é
transformada, melhorada ou deixa de existir. O texto de Gl 5.16,17 nos informa
não só que a carne ainda permanece nos talmidim [discípulos], mas que também
possui grande poder, a ponto de lutar contra a Ruach HaKodesh [Espírito Santo].
Não há como melhorar ou aperfeiçoar a
carne, por isto o Eterno não tenta alterá-la no momento da salvação. O que o
Ele faz é conceder ao homem uma nova vida (Ef 2.1), a fim de ajudá-lo a
mortificar a carne (Rm 8.13; Gl 5.16).
A luta interior existente em todo
o talmidim é resultado dessa influência do corpo sobre a alma, que é contrária
a influência do espírito regenerado (Figura 4).
3.
Por que é importante que a carne seja combatida?
Entre tantos motivos, selecionamos os
seguintes:
v Porque ela é
inimiga do Eterno e a Ele não se sujeita (Rm 8.7).
v Porque ela
desagrada ao Eterno (Rm 8.8).
v Porque viver
por ela é caminhar para a morte (Rm 8.13)
v Porque não há
bem algum nela (Rm 7.18).
v Porque o
pecado habita nela (Rm 7.20).
v Porque ela se
opõe ao Espírito do Senhor (Gl 5.17).
v Porque ela nos
aprisiona no pecado (Rm 7.23).
v Porque nela
não há nada que se aproveite (Jo 6.63).
v Porque ela é
fraca em relação à vontade do Eterno (Mt 26.41).
4.
O talmid carnal e suas características
Vimos
anteriormente que a nova vida do espírito e a habitação da Ruach HaKodesh em
nós tem por principal finalidade restaurar o governo do espírito sobre a alma
do homem, como no início da criação (Figura 1), ou seja, com a alma sendo
governada pelo espírito.
Do
observar ou não essa vontade do Eterno surge dois tipos de talmidim: os carnais
e os espirituais (1 Co 3.1-3).
v O espiritual é aquele em cujo espírito a
Ruach HaKodesh habita e controla todo o seu ser.
v O carnal é o nascido de novo, que tem a
vida do Eterno, mas é vencido pela carne. É alguém que ainda segue sua alma e
corpo no pecar, vivendo como um homem comum.
Segundo o texto de 1 Co 3.1-3, as
principais características dos carnais são as seguintes:
v Longa
permanência como bebês.
v Dificuldade
para absorver o ensino espiritual.
v A existência
de obras da carne em suas vidas.
O risco de alguém permanecer nesta
situação por muito tempo depois de ter nascido de novo é impedir que a salvação
do Eterno realize seu pleno potencial em sua vida, conforme Rm 8.29:
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele
seja o primogênito entre muitos irmãos.
Yossef Franco
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