quarta-feira, 15 de junho de 2016

5º ESTUDO SOBRE A CARNE

A FÉ, A PALAVRA E A CARNE
(REFERÊNCIA: Vida Cristã Equilibrada – Watchman Nee, Editora dos Clássicos)

Qual o objetivo deste estudo?

Chegarmos todos juntos ao estágio de Galutyah/Gálatas 5.16,24:

[...] Vivam pela Ruach [Espírito], e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne... Os que pertencem ao Messias Yeshua [Cristo Jesus] crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

1. A importância da fé na mortificação da carne


Prosseguindo em nosso propósito de alcançarmos o objetivo proposto nesta Série iremos hoje abordar alguns temas de fundamental importância para o nosso sucesso.

De antemão é necessário que se diga que se o talmid [discípulo] não conhecer e praticar as verdades que serão tratadas aqui neste Estudo, pouco ou nenhum progresso ele terá na obra de mortificação de sua carne.

O primeiro tema é a fé.

P: O que é a fé?
R: Hb 11.1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

Além do conceito do texto de Hebreus, creio também ser útil sabermos que a palavra do hebraico traduzida como fé nas Bíblia em português, emuná (אמונה), que significa firmeza, fidelidade, estabilidade, é traduzida muitas vezes como "agir em confiança”.

Logo, fé não é apenas acreditar em algo. A fé vai mais além. Para que haja realmente fé é necessário que se tome uma atitude em relação ao que se crê.

Um bom exemplo de fé verdadeira pode ser visto na vida de Avraham [Abraão], em Gn 12.1-5:

1Ora, disse Yahweh a Avram [Abrão]: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4Partiu, pois, Avram, como lho ordenara Yahweh, e Lot [Ló] foi com ele. Tinha Avram setenta e cinco anos quando saiu de Charan. 5Levou Avram consigo a Sarai, sua mulher, e a Lot, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Charan. Partiram para a terra de Kenaan [Canaã]; e lá chegaram.

Avraham não se limitou a acreditar que o Eterno iria realmente abençoá-lo e fazer dele uma grande nação, mas agiu de acordo com a Palavra que ele recebeu e creu. Ou seja, ele não ficou onde estava, mas partiu em busca da promessa.

Sobre isso o autor de Hebreus escreveu, em Hb 11.8-10:

8Pela fé, Avraham, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 9Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Ytzchaq [Isaque] e Yaaqov [Jacó], herdeiros com ele da mesma promessa;  10porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Elohim é o arquiteto e edificador.

Se Avraham tivesse continuado ali na terra de seus parentes será que poderíamos dizer que ele tinha fé no Eterno? Claro que não, uma vez que fé não é somente acreditar, mas envolve também o agir, o tomar uma atitude, o se mover de acordo com aquilo em que se creu.

A vontade do Eterno não era apenas que Avraham acreditasse na promessa, mas que agisse para que a promessa fosse por ele alcançada. Ou seja, Avraham deveria deixar a sua terra, vivendo assim a fé.

E não podemos deixar de mencionar neste Estudo o fato de que é por meio da fé que temos acesso a salvação no Messias Yeshua.

Porque Elohim amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Elohim... (Ef 2.8)

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Elohim por meio de nosso Senhor Yeshua, o Messias... (Rm 5.1)

Vimos no Estudo nº 3 – A SALVAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS, que todos aqueles que tem fé no Messias Yeshua são declarados justos pelo Eterno. Ou seja, são salvos.

É por meio da fé que obtemos a salvação.

No caso, quando cremos na Pessoa do Senhor Yeshua e em Sua obra, o Eterno faz com que todos os benefícios de Seu sacrifício sejam transmitidos a nós. Dentre eles podemos citar: O perdão por nossos pecados, a paz com o Eterno, uma nova vida, a vida eterna, a alegria na Ruach HaKodesh [Espírito Santo], a vitória nas adversidades, etc.

Tudo isso e muito mais nós obtemos por um simples ato de fé de nossa parte.

De fato, a fé é tão importante que as Escrituras nos advertem que sem ela é impossível agradar ao Eterno (Hb 11.6).

E ainda podemos ver sua vital importância no texto de Rm 1.17 (tradução da Nova Versão Internacional):

Porque no evangelho é revelada a justiça de Elohim, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

A justiça do Eterno é pela fé, do princípio ao fim. Então, ao contrário do que muitos pensam e estão vivendo hoje em dia, a fé não é algo que nós tivemos um dia, lá atrás, no passado, quando cremos no Senhor Yeshua.

Segundo Rm 1.17, a fé é algo que deve ser vivida dia-a-dia.

Os textos de Cl 2.6 e Hb 12.1,2 também assim nos ensinam:

[...] como recebestes o Messias Yeshua, o Senhor, assim andai nele...

[...] 1corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Yeshua...

Recebemos o Senhor Yeshua por meio da fé e temos que manter esta mesma fé viva e ativa durante todo o Caminho.

2. A importância da Palavra na mortificação da carne

Nessa altura de nosso Estudo já deve ter ficado claro que a fé deve ser direcionada para em algo bem específico. Não é fé na fé!

A fé olha para a Palavra do Senhor, a Bíblia, que é onde podemos aprender o que o Eterno fez em nosso proveito.

Sobre essa relação entre a fé e a Palavra o texto de Rm 10.17 diz o seguinte:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Elohim (versão Almeida, Corrigida e Revisada).

Vejamos o mesmo texto, só que traduzido de um manuscrito em aramaico:

Portanto, a fé vem do obedecer ao que se ouve, isto é, obedecer ao que se ouve da Palavra de Elohim.

Então podemos concluir que somente temos fé se obedecermos a Palavra do Eterno, já que fé é exatamente isso: agir/viver em confiança de acordo com a Palavra do Senhor, como nos foi ensinado pelo próprio Senhor em Jo10.27:

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

O “ouvir” no texto acima não significa apenas “escutar o som”, mas obedecer ao que se ouve.

Por isso é que é tão importante estudarmos a Bíblia. Porque é lá onde encontramos a Palavra do Eterno.

Temos que ler/estudar a Bíblia para:

- Descobrirmos qual é a vontade do Eterno para nós.
- Agirmos/vivermos de acordo Sua Palavra.

Ou seja, a Bíblia é o alvo para onde apontamos a nossa fé.

3. Dois tipos de verdades bíblicas

Uma vez que já entendemos a importância da fé na Palavra, devemos agora aprender um pouco mais sobre os tipos de verdades encontradas na Bíblia e qual a relação entre elas e a nossa fé.

A grosso modo podemos classificar a Verdade bíblica em: Verdades objetivas e Verdade subjetivas.

Explicando:

- Verdade objetiva é tudo aquilo que foi feito pelo Senhor fora de nós.
- Verdade subjetiva é tudo aquilo que é feito pelo Senhor dentro de nós.

Ainda:

- Todas as obras do Messias Yeshua foram feitas fora de nós.
- Todas as obras da Ruach HaKodesh são feitas dentro de nós.

E:

- Todas as coisas que vemos alguém fazer e são experiências dela são coisas objetivas.
- Tudo aquilo que nós fazemos e são nossas experiências são coisas subjetivas.

P: Por que é importante sabermos essas coisas?
R: Porque é a fé na Verdade objetiva que produz em nós a Verdade subjetiva.

Exemplificando:

- Quando cremos na obra que o Senhor fez por nós, fora de nós, no Calvário (a Verdade objetiva) recebemos em nosso interior os benefícios dessa obra por meio da Ruach HaKodesh (a Verdade subjetiva).

- É a fé no Messias Yeshua (a Verdade objetiva) que produz em nós as experiências da salvação (a Verdade subjetiva), tais como: A paz com o Eterno, a alegria na Ruach HaKodesh, a certeza de vitória, a esperança de nossa herança nos céus, etc.

A Ruach HaKodesh opera a salvação no interior daqueles que creem em Yeshua, o Messias.

Nosso Senhor morreu no Calvário, mas os benefícios (a Verdade subjetiva) de Sua morte são trazidos a nós, ao nosso interior, pela Ruach HaKodesh, quando cremos no Senhor Yeshua (a Verdade objetiva).

Para termos a Verdade subjetiva, a experiência, é preciso primeiro crermos na Verdade objetiva.

É aí que muitos se extraviam, pois querem ter a experiência, querem sentir, sem antes terem crido na Verdade objetiva. E isso não só nas questões relativas a salvação de nossas almas, mas em todo o nosso Caminho, incluindo a obra de mortificação de nossa carne.

A fé na Verdade objetiva é a matéria prima que a Ruach HaKodesh utiliza para tornar real para nós que o Senhor Yeshua realizou fora de nós, no Calvário.

É muito importante entendemos muito bem este conceito pois ele será fundamental para os nossos próximos estudos, onde iremos tratar da mortificação de nossa carne.

4. Qual deve ser o tamanho da nossa fé?

Os textos de Mt 17.14-20 e Lc 17.3-6 responde esta pergunta.

Nos dois textos nosso Senhor Yeshua nos ensina que se tivermos fé como um grão de mostarda coisas incríveis irão acontecer conosco. Mas, como é um grão de mostarda? Veja a foto a seguir:

Muito pequeno, não é mesmo?

No 1º texto os talmidim [discípulos] não conseguiram expulsar o demônio do menino e o Senhor lhes disse que isso ocorreu porque a fé deles era microscópica, isto é, era menor ainda do que um pequeníssimo grão de mostarda.

No 2º texto os talmidim não conseguiam lidar com sua incapacidade interior de perdoar alguém continuamente. Nosso Senhor lhes diz, também nessa ocasião, que o problema deles era a sua fé quase invisível.

Creio que o ensino de nosso Mestre nos dois textos é que basta termos fé para que as coisas aconteçam. Ela não precisa ser do tamanho de um elefante. Se ela for tão pequenina como o grão da foto o Eterno irá usá-la para nos abençoar e transformar.

Se tivermos fé nEle, isto é, se confiarmos/crermos nEle e agirmos/vivermos de acordo com Sua Palavra, Ele vai remover todos os obstáculos, deficiências e dificuldades (os montes) de nossas vidas e fazer milagres em nosso favor.

Servos do Senhor, o Eterno tem muitas promessas para nós em Sua Palavra, a Bíblia, e para tomarmos posse destas promessas é preciso que tenhamos fé, pois, como mencionamos antes:

[...] sem fé é impossível agradar a Elohim... (Hb 11.6)


Yossef Franco      

Nenhum comentário:

Postar um comentário