A FÉ, A PALAVRA E A
CARNE
(REFERÊNCIA: Vida Cristã Equilibrada – Watchman Nee, Editora
dos Clássicos)
Qual
o objetivo deste estudo?
Chegarmos todos juntos ao estágio
de Galutyah/Gálatas 5.16,24:
[...] Vivam
pela Ruach [Espírito], e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne... Os
que pertencem ao Messias Yeshua [Cristo Jesus] crucificaram a carne, com as
suas paixões e os seus desejos.
1.
A importância da fé na mortificação da carne
Prosseguindo em nosso
propósito de alcançarmos o objetivo proposto nesta Série iremos hoje abordar
alguns temas de fundamental importância para o nosso sucesso.
De antemão é necessário que se
diga que se o talmid [discípulo] não conhecer e praticar as verdades que serão
tratadas aqui neste Estudo, pouco ou nenhum progresso ele terá na obra de
mortificação de sua carne.
O primeiro tema é a fé.
P: O que é a
fé?
R: Hb 11.1:
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se
não veem.
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Além do conceito do texto
de Hebreus, creio também ser útil sabermos que a palavra do hebraico traduzida
como fé nas Bíblia em português, emuná (אמונה), que significa firmeza, fidelidade,
estabilidade, é traduzida muitas vezes como "agir em confiança”.
Logo, fé não é apenas acreditar em algo. A fé vai mais
além. Para que haja realmente fé é necessário que se tome uma atitude em
relação ao que se crê.
Um bom exemplo de fé verdadeira pode ser visto na vida de
Avraham [Abraão], em Gn 12.1-5:
1Ora, disse Yahweh
a Avram [Abrão]: Sai da tua terra, da tua
parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2de ti farei uma grande
nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3Abençoarei
os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão
benditas todas as famílias da terra. 4Partiu, pois, Avram, como lho
ordenara Yahweh, e Lot [Ló]
foi com ele. Tinha Avram setenta e cinco anos quando saiu de Charan. 5Levou
Avram consigo a Sarai, sua mulher, e a Lot, filho de seu irmão, e todos os bens
que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Charan. Partiram para
a terra de Kenaan [Canaã]; e lá chegaram.
Avraham não se limitou a acreditar
que o Eterno iria realmente abençoá-lo e fazer dele uma grande nação, mas agiu
de acordo com a Palavra que ele recebeu e creu. Ou seja, ele não ficou onde
estava, mas partiu em busca da promessa.
Sobre isso o autor de Hebreus
escreveu, em Hb 11.8-10:
8Pela fé, Avraham,
quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem
saber aonde ia. 9Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Ytzchaq
[Isaque] e Yaaqov [Jacó],
herdeiros com ele da mesma promessa; 10porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Elohim é o arquiteto e
edificador.
Se Avraham tivesse continuado ali na
terra de seus parentes será que poderíamos dizer que ele tinha fé no Eterno? Claro
que não, uma vez que fé não é somente acreditar, mas envolve também o agir,
o tomar uma atitude, o se mover de acordo com aquilo em que se creu.
A vontade do Eterno não era apenas
que Avraham acreditasse na promessa, mas que agisse para que a promessa fosse
por ele alcançada. Ou seja, Avraham
deveria deixar a sua terra, vivendo assim a fé.
E não podemos deixar de mencionar neste
Estudo o fato de que é por meio da fé que temos acesso a salvação no Messias
Yeshua.
Porque Elohim amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Elohim por meio de nosso Senhor Yeshua, o Messias... (Rm 5.1)
Vimos no Estudo nº 3 – A SALVAÇÃO E
SUAS CONSEQUÊNCIAS, que todos aqueles que tem fé no Messias Yeshua são
declarados justos pelo Eterno. Ou seja, são salvos.
É por meio da fé que obtemos a salvação.
No caso, quando cremos na Pessoa do
Senhor Yeshua e em Sua obra, o Eterno faz com que todos os benefícios de Seu sacrifício
sejam transmitidos a nós. Dentre eles podemos citar: O perdão por nossos
pecados, a paz com o Eterno, uma nova vida, a vida eterna, a alegria na Ruach
HaKodesh [Espírito Santo], a vitória nas adversidades, etc.
Tudo isso e muito mais nós obtemos por um simples ato de
fé de nossa parte.
De fato, a fé é tão importante que as
Escrituras nos advertem que sem ela é impossível
agradar ao Eterno (Hb 11.6).
E
ainda podemos ver sua vital importância no texto de Rm 1.17 (tradução da Nova
Versão Internacional):
Porque no evangelho é revelada a justiça de Elohim, uma justiça que do princípio
ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.
A
justiça do Eterno é pela fé, do princípio ao fim. Então, ao contrário do
que muitos pensam e estão vivendo hoje em dia, a fé não é algo que nós tivemos
um dia, lá atrás, no passado, quando cremos no Senhor Yeshua.
Segundo
Rm 1.17, a fé é algo que deve ser vivida dia-a-dia.
Os
textos de Cl 2.6 e Hb 12.1,2 também assim nos ensinam:
[...]
como recebestes o Messias Yeshua, o Senhor, assim andai nele...
[...] 1corramos,
com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2olhando
firmemente para o Autor e Consumador da fé, Yeshua...
Recebemos o Senhor Yeshua
por meio da fé e temos que manter esta mesma fé viva e ativa durante todo o
Caminho.
2.
A importância da Palavra na mortificação da carne
Nessa altura de nosso
Estudo já deve ter ficado claro que a fé deve ser direcionada para em algo bem
específico. Não é fé na fé!
A fé olha para a Palavra
do Senhor, a Bíblia, que é onde podemos aprender o que o Eterno fez em nosso
proveito.
Sobre essa relação entre a
fé e a Palavra o texto de Rm 10.17 diz o seguinte:
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o
ouvir pela palavra de Elohim (versão Almeida, Corrigida e Revisada).
Vejamos o mesmo texto, só que traduzido
de um manuscrito em aramaico:
Portanto,
a fé vem do obedecer ao que se ouve, isto é, obedecer ao que se ouve da Palavra
de Elohim.
Então podemos concluir que somente
temos fé se obedecermos a Palavra do Eterno, já que fé é exatamente
isso: agir/viver em confiança de acordo com a Palavra do Senhor, como nos foi
ensinado pelo próprio Senhor em Jo10.27:
As
minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
O “ouvir” no texto acima não significa apenas “escutar o
som”, mas obedecer ao que se ouve.
Por isso é que é tão importante estudarmos a Bíblia.
Porque é lá onde encontramos a Palavra do Eterno.
Temos que ler/estudar a Bíblia para:
- Descobrirmos qual é a vontade do Eterno para nós.
- Agirmos/vivermos de acordo Sua Palavra.
Ou seja, a Bíblia é o alvo para onde apontamos a nossa fé.
3.
Dois tipos de verdades bíblicas
Uma vez que já entendemos a importância da fé na Palavra,
devemos agora aprender um pouco mais sobre os tipos de verdades encontradas na
Bíblia e qual a relação entre elas e a nossa fé.
A grosso modo podemos classificar a Verdade bíblica em:
Verdades objetivas e Verdade subjetivas.
Explicando:
- Verdade objetiva
é tudo aquilo que foi feito pelo Senhor fora de nós.
- Verdade subjetiva
é tudo aquilo que é feito pelo Senhor dentro de nós.
Ainda:
- Todas as obras do Messias Yeshua foram feitas fora de nós.
- Todas as obras da Ruach HaKodesh são feitas dentro de nós.
E:
- Todas as coisas que vemos alguém fazer e são experiências
dela são coisas objetivas.
- Tudo aquilo que nós fazemos e são nossas experiências
são coisas subjetivas.
P: Por que é importante sabermos essas coisas?
R: Porque é a fé na Verdade objetiva que produz em nós a Verdade
subjetiva.
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Exemplificando:
- Quando cremos na obra que o Senhor fez por nós, fora
de nós, no Calvário (a Verdade objetiva) recebemos em nosso interior
os benefícios dessa obra por meio da Ruach HaKodesh (a Verdade subjetiva).
- É a fé no Messias Yeshua (a Verdade objetiva) que produz
em nós as experiências da salvação (a Verdade subjetiva), tais como: A paz com
o Eterno, a alegria na Ruach HaKodesh, a certeza de vitória, a esperança de
nossa herança nos céus, etc.
A Ruach HaKodesh opera a salvação no interior daqueles que creem em
Yeshua, o Messias.
Nosso Senhor morreu no Calvário, mas os benefícios (a
Verdade subjetiva) de Sua morte são trazidos a nós, ao nosso interior, pela
Ruach HaKodesh, quando cremos no Senhor Yeshua (a Verdade objetiva).
Para termos a Verdade subjetiva, a experiência, é preciso primeiro
crermos na Verdade objetiva.
É aí que muitos se extraviam, pois querem ter a
experiência, querem sentir, sem antes terem crido na Verdade objetiva. E
isso não só nas questões relativas a salvação de nossas almas, mas em todo o
nosso Caminho, incluindo a obra de mortificação de nossa carne.
A fé na Verdade objetiva é a matéria prima que a Ruach HaKodesh
utiliza para tornar real para nós que o Senhor Yeshua realizou fora de nós, no
Calvário.
É muito importante entendemos muito bem
este conceito pois ele será fundamental para os nossos próximos estudos, onde
iremos tratar da mortificação de nossa carne.
4.
Qual deve ser o tamanho da nossa fé?
Os textos de Mt 17.14-20 e Lc 17.3-6 responde esta
pergunta.
Nos dois textos nosso Senhor Yeshua nos ensina que se
tivermos fé como um grão de mostarda coisas incríveis irão acontecer conosco.
Mas, como é um grão de mostarda? Veja a foto a seguir:
Muito pequeno, não é mesmo?
No 1º texto os talmidim [discípulos] não conseguiram
expulsar o demônio do menino e o Senhor lhes disse que isso ocorreu porque a fé
deles era microscópica, isto é, era menor ainda do que um pequeníssimo grão de
mostarda.
No 2º texto os talmidim não conseguiam lidar com sua
incapacidade interior de perdoar alguém continuamente. Nosso Senhor lhes diz,
também nessa ocasião, que o problema deles era a sua fé quase invisível.
Creio que o ensino de nosso Mestre nos dois textos é que
basta termos fé para que as coisas aconteçam. Ela não precisa ser do tamanho de
um elefante. Se ela for tão pequenina como o grão da foto o Eterno irá usá-la
para nos abençoar e transformar.
Se tivermos fé nEle, isto é, se confiarmos/crermos nEle e
agirmos/vivermos de acordo com Sua Palavra, Ele vai remover todos os
obstáculos, deficiências e dificuldades (os montes) de nossas vidas e fazer
milagres em nosso favor.
Servos do Senhor, o Eterno tem muitas promessas para nós
em Sua Palavra, a Bíblia, e para tomarmos posse destas promessas é preciso que
tenhamos fé, pois, como mencionamos antes:
[...] sem fé é impossível agradar a Elohim... (Hb 11.6)
Yossef Franco
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