quarta-feira, 1 de maio de 2013

10 RAZÕES PORQUE CREIO QUE YESHUA É YHVH

Por meio deste artigo quero compartilhar de forma breve porque creio que Yeshua é YHVH manifesto em carne.

Para tanto irei apresentar alguns textos, seguidos ou não de comentários:

1.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Elohim, e o Verbo era Elohim.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
(Jo 1.1,14)

Yochanan, o emissário (apóstolo João), escreve que o Verbo é Elohim e, logo após, diz que o Verbo, que é Elohim, se manifestou em carne. Quem é Este Verbo? Yeshua.


2.
37E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, 38para se cumprir a palavra do Yeshayahu (Isaías), o profeta, que diz: YHVH, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço de YHVH? 39Por isso, não podiam crer, porque Yeshayahu disse ainda: 40Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. 41Isto disse Yeshayahu porque viu a glória dele e falou a seu respeito.
(Jo 12.37)

Yochanan escreveu, no versículo 41, que Yeshayahu viu a glória de Yeshua, mas o texto do Tanach (Primeiro Testamento, Antigo Testamento) a que ele se refere, Is 6.10, fala de YHVH:

1No ano da morte do rei Uziyahu (Uzias), eu vi ADONAI assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o YHVH das Hostes Celestiais; toda a terra está cheia da sua glória. 4As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, YHVH das Hostes Celestiais! 6Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8Depois disto, ouvi a voz de ADONAI, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. 9Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. 10Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.
(Is 6.1-10)


3.
Respondeu-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Avraham [Abraão] existisse, EU SOU.
(Jo 8.58)

Compare com Ex 3.14:

Disse Elohim a Mosheh (Moisés): EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Ysrael: EU SOU me enviou a vós outros.


4.
Eu e o Pai somos UM.
(Jo 10.30)


5.
Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Disse-lhe Yeshua: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
(Jo 14.8,9)


6.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
(Mt 18.20)

Somente YHVH é onipresente. Logo Yeshua é YHVH.


7.
...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Elohim e Salvador, o Messias Yeshua...
(Tt 2.13)

Compare com:
Não terás outro Elohim diante de mim.
(Dt 5.7)


8.
...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Elohim e Salvador, o Messias Yeshua...
(Tt 2.13)

Compare com:

Porque eu sou YHVH, teu Elohim, o Santo de Israel, o teu Salvador...
Eu, eu sou YHVH, e fora de mim não há salvador.
(Is 43.3,11)

YHVH diz que Ele e tão somente Ele é Salvador. Yeshua é chamado de Salvador. Logo, Yeshua é YHVH.


9.
...pois, nele [em Yeshua], foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
(Cl 1.16)

Sabemos, pelo livro de Gênesis, que Quem criou todas as coisas foi YHVH. Logo...


10.
Matarei os seus filhos, e todas as comunidades [igrejas] conhecerão que eu sou [Yeshua] aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
(Ap 2.23)

Compare:

Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Elohim.
(Sl 7.9)

Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas YHVH sonda os corações.
(Pv 21.2)

...e a ti, ADONAI, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.
(Sl 62.12)

Somente YHVH pode sondar mentes e corações e retribuir a cada um segundo as suas obras. Então, Yeshua é YHVH.

Procurei citar apenas estes 10 pontos para ser breve, no entanto há muitos outros textos na Bíblia que poderiam ser citados.

Muitos, creio, irão querer contra argumentar o que escrevi mencionando passagens como Jo 14.28, onde Yeshua diz que o Pai é maior que Ele, entre outras. No entanto se esquecem que Sha’ul, o emissário (apóstolo Paulo), escreveu, em Fl 2.5-8, que Yeshua se esvaziou para assumir a forma de servo. E é nessa condição de servo que Ele diz que o Pai é maior do que Ele.

Outro contra argumento seria que é impossível YHVH estar nos céus e interagindo com os homens na terra, ao mesmo tempo. A Bíblia, no entanto, nos dá alguns exemplos dessa possibilidade, além de Yeshua, e eu vou citar apenas 1 deles:

Então, fez YHVH chover enxofre e fogo, da parte do YHVH, sobre Sedom e Amorah (Sodoma e Gomorra).
(Gn 19.24)

Aqui vemos YHVH, que estava com Avraham [Abraão] na terra (vide Gn 18), fazendo chover enxofre e fogo sobre Sedom e Amorah, que vieram de YHVH, que estava nós céus.

Quando eu era moderador do extinto e finado Grupo Torah Viva, gostava de citar um exemplo bem simples para tentar explicar estas manifestações simultâneas de YHVH:

Digamos que eu tenha um hamster numa gaiola e queira interagir com ele. Eu, Yossef, com mais de 1,90m de altura e 110 kg, não posso interagir com toda a minha grandeza (todo o meu tamanho e peso) com o pequeno hamster (eu iria esmagar sua gaiola e fazer um verdadeiro patê de hamster), por isso eu mando a minha mão direita interagir com ele.

Então o hamster olha a minha mão e pensa (hamster pensa?): 

- Oh, eis que uma pessoa veio me visitar!

Durante nossa interação eu resolvo mandar a minha outra mão também ir ter com o hamster. Aí o bichinho olha a minha mão esquerda e já fica mais contente, porque agora são 2 visitantes.

Não contente, eu resolvo, ainda, lá das alturas (de meus 1,90m) falar com ele enquanto minhas duas mãos estão lá na gaiola.

- Poxa, agora são 3 pessoas comigo! - pensa o hamster.

No entanto, é apenas o Yossef que se manifestou em 3 para poder interagir com o pequeno hamster.

Qualquer semelhança com Mt 3.16,17, não é mera coincidência.

Sei que o exemplo não faz jus a grandeza das manifestações de YHVH para poder interagir conosco, mas creio que pode nos ajudar a entender um pouco essa relação.

No demais, chaverim vachaverot (amigos e amigas), confesso que fico preocupado com a posição de alguns que creem que Yeshua é o Messias, mas não creem que Ele seja YHVH, porque, como Ele mesmo disse:

... se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
(Jo 8.24)

Que o Eterno a todos abençoe!

Yossef ben Yossef
(Lauro Franco)



Um comentário: