segunda-feira, 6 de maio de 2013

YESHUA E O TEMPLO

12Tendo Yeshua entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. 14Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. 15Mas, vendo os principais kohanim e os mestres da Torá as maravilhas que Yeshua fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de David!, indignaram-se e perguntaram-lhe: 16Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Yeshua: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?
(Mt 21.12-16)

16Não sabeis que sois santuário [templo] de Elohim e que a Ruach Elohim habita em vós?
( 1 Co 3.16)

Tanto o templo de Yerushalayim (Jerusalém), como o nosso corpo, precisaram ser purificados para se tornar aquilo para o qual foram criados:

UMA HABITAÇÃO PARA O ETERNO.

Isto porque os 2 templos – o templo de Yerushalayim e o nosso corpo – deixaram de cumprir este propósito.

No caso do templo de Yerushalayim, ele havia se tornado um covil de salteadores (Mt 21.13).

No nosso caso, estávamos separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Elohim no mundo (Ef 2.12).

Mas agora que fomos purificados por meio do Messias Yeshua, temos que estar atentos para cooperarmos com o Eterno, a fim de que o Seu propósito – de ter uma habitação em nós – se cumpra em nossas vidas.

Por isso, temos que ser cuidadosos para que o nosso tabernáculo terreno não se torne algo tão destituído da presença do Eterno, tão mundano, como templo de Yerushalayim.

Não foi para isso que fomos purificados e separados.

No texto de Mateus 21, podemos ter uma boa noção daquilo que Yeshua, o Messias, quer fazer em nós, por meio de Sua habitação em nosso santuário terreno, o nosso corpo. Quando Ele entrou no templo e removeu tudo o que não tinha que estar ali (v12), o local foi transformado em:

1. Uma “Casa de Oração” (v13), porque orar é falar com o Eterno e Ele ali estava presente.

2. Uma “Casa de Poder” (v14), porque o Seu poder presente ali curou vários enfermos.

3. Uma “Casa de Adoração” (v15,16), porque a Sua Presença Santa encheu o local do louvor perfeito.

Ou seja:

O Eterno deseja ter um local especial em nós para que 
a Sua Presença possa trazer santidade a tudo que está a nossa volta.

De fato, chaverim vachaverot (amigos e amigas), este é o objetivo para o qual fomos purificados. Muitos estão pensando que podem, uma vez que foram salvos, viver da forma que melhor lhes convier, enquanto aguardam o bonde do arrebatamento, mas não é isto que a Bíblia nos ensina, muito pelo contrário.

Como um resumo de tudo o que foi escrito, deixo as palavras inspiradas de Sha’ul, o emissário (apóstolo Paulo), em 2 Co 6.16, que é cumprimento maior, no Messias Yeshua, do propósito do Eterno anunciados por Mosheh (Moisés), em Ex 25.8, Ex 29.45 e Lv 26.12:

Porque nós somos santuário do Elohim vivo, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo.

Que o Eterno cumpra o Seu propósito em nossas vidas.

Yossef ben Yossef
(Lauro Franco)




Nenhum comentário:

Postar um comentário