segunda-feira, 20 de maio de 2013

A FÉ NO MESSIAS


Creio que não estaria exagerando ao afirmar que, quando alguém diz que tem fé/confiança em Yeshua, o Messias, na verdade essa pessoa está dizendo apenas que crê que Ele morreu pelos seus pecados a fim de que ela seja salva.

Ou seja, essa pessoa crê em textos como 1 Co 15.3 (Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que o Messias morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras), Rm 10.9 (Se, com a tua boca, confessares Yeshua como Senhor e, em teu coração, creres que Elohim o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo), e outros similares.

Geralmente o exercício da fé/confiança para por aí. Daí pra frente a “guerra é nossa”. Temos que nos virar da melhor forma possível para obedecermos e fazermos a vontade do Eterno.

Para muitos é esse o local que a fé/confiança ocupa em suas vidas.

Mas será que é apenas essa fé/confiança inicial que o Eterno requer de nós?

Vejamos o que diz as Escrituras:

...visto que a justiça de Elohim se revela nas boas novas, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé [confiança].
(Rm 1.17)

Segundo Sha’ul, o emissário (apóstolo Paulo), aqueles que se tornaram justos mediante a fé/confiança em Yeshua, o Messias, devem viver por meio desta mesma fé/confiança. Ou seja:

...como recebestes o Messias Yeshua, o Senhor, assim andai nele...
(Cl 2.6)

Recebemos o Messias Yeshua por meio da fé/confiança e temos que manter esta mesma fé/confiança durante todo o Caminho.

Mas sobre que fé/confiança será que Sha’ul está se referindo? Será que é sobre eventos passados, como a morte do Messias no madeiro para eu tenha vida eterna? Ou será que é sobre eventos futuros, como o risco de apostatarmos da fé?

Creio que a instrução de Sha’ul aqui é para o tempo presente, para continuarmos dependendo de Yeshua, o Messias, em todo o Caminho.

A fé/confiança no Messias Yeshua é importante não apenas para iniciarmos a jornada, mas também para percorrermos todo o Caminho.

Pode parecer óbvio demais esta conclusão. Alguém pode até dizer: "Ah, disso eu sei há muito tempo!"

E este “eu sei” é que é o problema, pois entre saber algo e viver/praticar algo existe um grande abismo.

Não basta sabermos falar sobre Yeshua, o Messias, e recitarmos versículos da Bíblia de cor (um papagaio bem adestrado também consegue tal proeza).

Não é esse tipo de conhecimento que Ele espera que tenhamos dEle.

Conforme Suas próprias Palavras, em Jo 15.5:

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Creio que muitos entendem o que Ele quis dizer com estas Palavras, porém o que poucos entendem é que a questão aqui não é meramente intelectual, mas sim uma experiência prática de vida.

Mais do que ser entendida, esta é uma relação para ser vivida.

Crer em Yeshua, o Messias, é crer (ter fé/confiança) na Sua Palavra e não apenas entende-la.

Somente podemos dizer que cremos verdadeiramente nas Palavras do Mestre se temos com Ele uma relação de vida tal que depositarmos toda a nossa esperança de produzirmos fruto nessa relação. Pois, se não é por meio da Seiva (Vida) da Videira que estamos buscando frutificar, é porque nosso entendimento sobre as Palavras de Yeshua, o Messias, não passa de mera atividade intelectual.

E muitos têm se contentado com isso.

Porém, assim como foi mediante a fé/confiança, e não o conhecimento intelectual, que recebemos a remissão de pecados, também não é o conhecimento intelectual o responsável pelo fluir da Seiva (Vida) da Videira para nós, os ramos, mas o exercício diário e constante do habitar [permanecer] nEle, pela fé/confiança.

Infelizmente, é muito comum trocamos a fé/confiança pelo intelecto. Achamos que basta entendermos um determinado ensino das Escrituras para que o mesmo seja assimilado em nossas vidas.

Na prática, no entanto, não é bem isso que temos visto, não é mesmo?

Não sei se me fiz entender com estas palavras. Sei que o assunto é por demais complexo, pois trata de questões ligadas a experiência e não apenas ao intelecto. É sobre aquilo que vivemos e praticamos e não apenas o que entendemos e decoramos.

Não quero, no entanto, que alguém pense que tenho algo contra o estudo das Escrituras. Pelo contrário, creio que o mesmo é vital e fundamental para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2 Tm 3.16), bem como para a formação da imagem do Messias Yeshua em nós (Rm 8.29). Porém, não podemos nos contentar apenas em conhecer o que diz as Escrituras, mas temos que dar um passo a mais e crer (ter fé/confiança) nelas. Porque...

...sem fé é impossível agradar a Elohim...
(Hb 11.6)

Que o Eterno a todos abençoe!

Yossef ben Yossef
(Lauro Franco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário