quarta-feira, 1 de maio de 2013

A LEI DO PECADO E A LEI DE ESPÍRITO

No artigo “O MAIOR PERIGO NO CAMINHO DA TESHUVÁ” afirmei, com base nas palavras de Sha’ul, o emissário (apóstolo Paulo), em Romanos 7, que nós não temos condições de cumprir aquilo que a Torá exige de nós. Neste artigo quero desenvolver um pouco mais este argumento.

Em Rm 7.18-25, Sha’ul nos ensina que há mais de uma “lei” operando naquele que crê em Yeshua, o Messias:


18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21Então, ao querer fazer o bem, encontro a “lei” de que o mal reside em mim. 22Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na “lei” [Torá] de Elohim; 23mas vejo, nos meus membros, outra “lei” que, guerreando contra a “lei” [Torá] da minha mente, me faz prisioneiro da “lei” do pecado que está nos meus membros. 24Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25Graças a Elohim por Yeshua, o Messias, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da “lei” [Torá] de Elohim, mas, segundo a carne, da “lei” do pecado.


Temos, então, nas palavras de Sha’ul, o emissário, uma informação sobre o pecado que é de crucial importância para nós:


O PECADO É UMA LEI.

E o que é uma lei? É algo que não muda, que é constante. Um bom exemplo de lei é a gravidade. Ela nunca muda, mas age constantemente. Se deixarmos um objeto cair – no RJ, SP, EUA ou no Japão – esse objeto sempre irá se mover para baixo e não para cima. Sempre será assim.

Será, então, que a vontade humana é capaz de vencer uma lei? Vejamos um exemplo:

Digamos que eu decida não permitir que um determinado objeto que eu tenho na mão caia, segurando-o firmemente. Nos primeiros minutos eu, com certeza, irei vencer a lei da gravidade e não deixarei o objeto cair, mas por quanto tempo vou conseguir segurá-lo? Com o tempo meu braço irá se cansar (ao contrário da lei da gravidade, que nunca se cansa de exercer o seu poder) e eu, fatalmente, irei ter que soltar o objeto. Isso porque o poder da lei é um poder natural e não depende de circunstâncias para operar, já o poder da vontade humana é um poder que depende de homem, de sua capacidade de manter suas resoluções.

É por isso que muitas vezes não conseguimos manter nossas decisões de sermos pessoas melhores, observando os mandamentos, estatutos e juízos do Eterno.

Como disse antes no artigo “O MAIOR PERIGO NO CAMINHO DA TESHUVÁ”, o problema não está na Instrução/Torá do Eterno e sim em nós, em nossa carne.

Porque bem sabemos que a Torá é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
(Rm 7.14)

Talvez a nossa ignorância sobre este aspecto do pecado é que faça com que fracassemos tanto em nossas resoluções. Não entendemos que resoluções humanas nada podem contra a operação de uma lei (a lei do pecado).

Nossas tentativas de resistirmos as diversas tentações são semelhantes a tentativa do exemplo anterior de segurar o objeto.

Então, o que pode ser feito?

A resposta está em Rm 8.2, que diz:

Porque a lei da Ruach [do Espírito] da vida, em união ao Messias Yeshua, te livrou da lei do pecado e da morte.

Aqui Sha’ul, o emissário, nos apresenta uma nova lei, que opera naqueles que estão unidos ao Messias Yeshua: A LEI DA RUACH [DO ESPÍRITO] DA VIDA.

Por que é importante esta nova lei? Porque somente uma lei pode vencer outra lei. Explico: 

Anteriormente usei o exemplo da gravidade para explicar como opera uma lei.  Agora, se eu pegar um balão de ar vazio e deixá-lo cair de minha mão, para onde ele irá se mover? Para baixo, para a terra, é claro. Mas, se eu encher esse mesmo balão com um gás de densidade muito baixa, como o hidrogênio, para onde irá o balão quando eu o soltá-lo de minha mão? Para cima, é claro. E o resultado é que o balão foi liberto da lei da gravidade. Por quê? Porque outra lei assumiu o controle do balão.

Sabemos que a Ruach habita em todo aquele que crê em Yeshua.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário da Ruach HaKodesh [Espírito Santo], que está em vós...
(1 Co 6.19)

E, segundo Sha’ul, o emissário, é por meio da Ruach que os feitos do corpo, manifestos por meio do pecado, que é a transgressão da Torá (1 Jo 3.4 – ...o pecado é a transgressão da Torá.), são levados à morte (Rm 8.13).

O mesmo emissário nos ensinou que é a Ruach que combate a nossa carne (Gl 5.17).

Veja, no entanto, que esta lei opera em união ao Messias Yeshua, ou seja:

SEM YESHUA NADA PODEMOS FAZER!

Diante destas palavras talvez alguém esteja pensando: Não é bem assim! Eu consigo cumprir os mandamentos da Torá! Minhas resoluções têm sido fortes o suficiente para tanto.

Para estes eu deixo as palavras que Yeshua, o Messias, dirigiu ao jovem rico que também pensava assim:

Uma coisa ainda te falta...
(Lc 18.22)

Quero terminar este artigo citando as palavras de Watchman Nee, de abençoada memória, de quem aprendi o que aqui foi escrito:

“Alguém pode perguntar como isso acontece. Eu não sei, mas você já não passou por uma experiência assim? Por exemplo: alguém chega até você, o repreende, discute com você, e até mesmo o agride; mostrando-se totalmente irracional em suas atitudes. Você deveria ficar zangado; mas, de alguma maneira, você deixa tudo passar, sem saber o porquê. Mais tarde, começa a imaginar porque se esqueceu de zangar-se na ocasião. O comportamento da pessoa em questão deveria tê-lo feito perder a paciência. Se continuar lembrando das coisas que ela lhe fez, sem dúvida ficará bastante irritado. Contudo, para seu próprio espanto, simplesmente deixa tudo passar. Permita-me dizer-lhe que todas as vitórias são ganhas despercebidamente.
Como é que você vence sem ter consciência disso? É porque uma lei está em operação. Se fosse um caso de vontade, você teria de pensar e se esforçar. Mas o que o Senhor faz é dar vitória sem que você se conscientize disso. Tais vitórias são reais. Se você experimentou isto pelo menos uma vez, então entenderá a revelação de que o Espírito Santo de habitação é capaz de impedi-lo de pecar. Ele é capaz de torná-lo vitorioso sem a ajuda de suas resoluções. Você não precisa de resoluções pessoais, pois a lei em você o libertará do pecado. Se você realmente vê, diante de Deus, que se está em Cristo Jesus, a lei do Espírito de vida também se encontra em você, então descobrirá que o Senhor coloca o Seu Espírito em você de forma a levá-lo até a vitória naturalmente. Você não precisa desejar ou agarrar-se fortemente; para sua surpresa, simplesmente será levado à vitória.”

Que o Eterno a todos abençoe!

Yossef ben Yossef
(Lauro Franco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário