segunda-feira, 14 de março de 2016

ESTUDOS SOBRE O MUNDO

4º Estudo – Forasteiros e Peregrinos

Qual o objetivo deste estudo?

Alcançar o estágio de Galutyah/Gálatas 6.14:

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Yeshua, o Messias [Jesus, o Cristo], pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Caminhando pelo Deserto

Neste estudo queremos ressaltar a Verdade de que estamos de passagem por este mundo, que não temos pátria aqui, que este não é o nosso lar, que aqui nesta terra somos apenas forasteiros e peregrinos, conforme a Ruach HaKodesh [o Espírito Santo] se referiu a nós por meio de Kefa, o emissário [Pedro, o apóstolo]:


Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma...
(1 Pedro 2.11)

Para tanto começaremos entendendo como nos tornamos estrangeiros nesta terra e faremos isso olhando para o Senhor Yeshua, o Messias, o Autor e Consumador de nossa fé.

A morte do Messias

Sabemos, por meio das Escrituras, que antes de crermos no Senhor Yeshua todos nós éramos cidadãos deste mundo, onde o Adversário é o príncipe e “deus”. Todos nós éramos súditos deste reino.

Para nos salvar, nosso Senhor teve que entrar nesse domínio, por meio de seu nascimento em semelhança de nossa carne pecaminosa.

Depois de viver uma vida imaculada Ele foi voluntariamente para o madeiro, onde levou sobre Si as nossas iniquidades.

Foi por meio de Sua morte que Ele deixou este domínio do Adversário e, por meio da Sua ressurreição, Ele retornou ao Reino de Elohim.

Sendo a morte a única porta de saída deste mundo, nosso Senhor teve que passar por ela, porém, ao contrário daqueles que morrem em pecado, Ele não foi por ela retido (Atos dos Apóstolos 2.24).

A morte dos Nazarenos

Mas o que tudo isso tem a ver conosco?

Tem tudo a ver!

Porque as Escrituras ensinam que nós, nazarenos/messiânicos/cristãos, fomos unidos ao Messias Yeshua no início desse processo de transferência de domínio, de reino, que é a Sua morte.

3Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados no Messias Yeshua [em Cristo Jesus] fomos batizados na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como o Messias foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição...
(Romanos 6.3-5)

A palavra batismo aqui NÃO se refere ao batismo com água, que é apenas simbólico e não realiza todas as coisas que Sha’ul, o emissário [Paulo, o apóstolo], nos ensina que este batismo realiza.

Aqui a palavra batismo aponta para a nossa união com o Messias [no Messias/em Cristo] (ver o versículo 5, onde o apóstolo nos informa que fomos unidos, plantados, com Ele).

É importantíssimo sabermos e crermos que, por conta desta união [no Messias/em Cristo] tudo o que aconteceu fisicamente ao nosso Senhor Yeshua aconteceu também conosco, espiritualmente.

Já aconteceu. O verbo está no passado.

É fundamental entendermos e conhecermos a Verdade que não só o Senhor Yeshua, o Messias, deixou este reino por meio de Sua morte, mas nós também, pois todos nós, os que cremos, fomos unidos a Ele em Sua morte.

É por causa do rompimento do Senhor com este mundo por meio de Sua morte e o nosso entendimento de que fomos e estamos unidos a Ele, não só em Sua morte, mas também em Sua ressurreição (Romanos 6.5), que temos base para nos considerarmos forasteiros e peregrinos neste mundo.

É por isso que Sha’ul pôde afirmar que o mundo estava crucificado para ele e ele para o mundo (Gálatas 6.14) – O objetivo deste estudo.

Conhecermos a Verdade de que não pertencemos mais ao domínio das trevas, mas estamos aqui apenas de passagem, é uma excelente forma de lidarmos com o mundo.

Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Yeshua, o Messias...
(Filipenses 3.20)

Diante do exposto, creio que a decisão mais prudente que podemos tomar é nos prepararmos, nos purificando, conforme nos orientou o Espírito Santo por meio de João, o apóstolo:

2Amados, agora, somos filhos de Elohim, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
(1 João 3.2,3)

Que o Eterno, por meio de Sua Ruach, nos conduza a toda a Verdade.


Yossef Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário