quarta-feira, 30 de março de 2016

ESTUDOS SOBRE O MUNDO

6º Estudo – Vencendo o Mundo

Qual o objetivo deste estudo?

Alcançar o estágio de Galutyah/Gálatas 6.14:

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Yeshua, o Messias [Jesus Cristo], pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Permanecendo nEle

Pouco antes de deixar o mundo nosso Senhor Yeshua fez o seguinte convite aos Seus talmidim [discípulos]:

[...] permanecei em mim...
(Jo 15.4)

Se olharmos para o contexto bíblico onde este convite está inserido veremos que antes dele o Senhor não só anunciou que iria sair deste mundo (Jo 13.33,36; 14.19), mas que também iria retornar para os Seus talmidim por meio da Ruach HaKodesh [Espírito Santo] (Jo 14.18).

É nesse contexto que Ele diz permanecei em mim... [em meu Espírito].

Já estudamos na lição nº 4 – Forasteiros e Peregrinos, que todos nós, talmidim, fomos unidos ao Senhor Yeshua em Sua morte. Ou seja, nosso Senhor NÃO levou apenas nossos pecados com Ele no madeiro, mas nós também.

3Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos imergidos no Messias Yeshua fomos imergidos na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele na morte pela imersão; para que, como o Messias foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos...
(Rm 6.3-6)

É por meio dessa união em Sua morte que fomos retirados do mundo e feitos peregrinos e forasteiros aqui.

Rm 6.6 nos informa que o nosso velho homem (que era habitante do mundo e que amava as coisas do mundo) foi crucificado com o Messias.

Nosso objetivo neste estudo é meditarmos um pouco mais sobre essa questão, a nossa união com o Messias, tendo em vista que é contra os benefícios dela que o mundo desfere os seus ataques sobre nós.

O grande objetivo do mundo é neutralizar os benefícios que a união com o Messias nos traz.

Isso porque o Adversário sabe que nossa permanência no Messias significa derrota para ele e para seu reino.

Por isso ele se utiliza das coisas, das áreas, que compreendem o mundo (política, ciência, educação, música, artes, cultura, comércio, indústria, entretenimentos, etc) para desviar a atenção do talmid [discípulo] daquilo que é mais importante para ele: A sua permanência no Messias.

Sobre essa permanência, não podemos acreditar que seja algo apenas “posicional” e não prático, vivo, experimental. Digo isso porque nosso Senhor deu como exemplo de permanência a Sua própria relação com o Pai:

10Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
(Jo 14.10,11)

Pelo texto podemos ver que havia uma operação e uma interação viva entre o Pai e o Filho.

Vejamos outros textos:

Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.
(Jo 15.9)

E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
(Jo 8.29)

Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo.
(Jo 16.32)

Yeshua, o Messias, a Videira Verdadeira

O texto de Yochanan/João 15.1-10 diz o seguinte:


1Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 4permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus talmidim. 9Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.


Ele [Yeshua] é a Videira, nós [talmidim] os ramos.

Em nossa imersão [união] em Sua morte fomos enxertados nEle e retirados do mundo.

Não estamos mais no mundo porque estamos nEle, no Messias [em Cristo], enxertados na Videira, e Ele não está mais no mundo.

E, como uma videira supre os seus ramos com a sua seiva, sua vida, para que ele produza frutos, assim também a Vida do Messias Yeshua flui para nós, desde que permaneçamos nEle (Jo 15.4,5).

Ele venceu o mundo

Após dar mais algumas orientações a Seus talmidim nosso Senhor encerra Suas instruções com as seguintes palavras:

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
(Jo 16.33)

Mas qual a relevância de Sua vitória para nós em nossa luta pessoal contra o mundo? A relevância é que Ele está em nós (Jo 14.18).

A maioria de nós, talmidim, sabe que fomos abençoados pelo Pai com toda a sorte de bênçãos (Ef 1.3), mas desconhecem o fato de que estas bênçãos são nossas pelo fato de habitarmos no Messias [em Cristo] (Jo 15.5). Logo, todas as bênçãos são nossas em nossa união ao Messias [união a Cristo] (que é o significado da expressão em Cristo na maioria das vezes em que ela aparece nas Bíblias em português).

É muito importante conhecermos essa verdade, bem como o fato de que o Pai nos deu o Seu Filho não apenas para morrer por nós, mas também para viver por nós, em nós.

Nisto se manifestou o amor de Elohim em nós: em haver Elohim enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
(1 Jo 4.9)

Nossa vitória está no fato do Messias habitar em nós!

Dentre as muitas declarações sobre nosso Senhor Yeshua que encontramos na Bíblia destacamos as seguintes:

- No Messias habita toda a plenitude da Divindade (Cl 2.9).
- No Messias estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3).
- No Messias está a vitória (1 Co 15.57).
- Ele é a nossa sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (1 Co 1.30).
- Ele está assentado em posição exaltada ao lado do Pai, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro (Ef 1.20-23. Ver também 2.6)
- Ele possui toda a autoridade no céu e na terra (Mt 28.18).

E ainda:

Ele habita em nós e nós nEle!
(Jo 14.18; 15.5)

Devemos entender de uma vez por todas que o Pai não nos concede bênçãos separadas do Messias. Temos a vida eterna, por exemplo, porque estamos conectados a Ele e nEle está a vida (1 Jo 5.11,12).

Nosso relacionamento com o Pai e com o Filho por ser resumido numa só palavra: UNIÃO.

Fomos unidos a Ele, plantados nEle em Sua morte e em Sua ressurreição (Rm 6.5). Em Sua morte para que o mundo e a carne fossem devidamente tratados (Rm 6.6). Em Sua ressurreição para que a Sua vida ressurreta nos possibilite andar em novidade de vida e em vitória (Rm 6.4).

Fé e Vitória

É por meio da vida, da presença poderosa do Messias em nós, que podemos vencer o mundo. Isto porque o mundo não pôde e nem pode vencer a Yeshua, o Messias (Jo 16.33). E assim, como Ele venceu o mundo, nós também venceremos.

Então, o que precisamos fazer para sermos vencedores?

Precisamos ter fé nEle. Fé na verdade que Ele habita em nós pelo Seu Espírito, para nos fazer vitoriosos, santos e cheios de Sua Presença.

[...] porque todo o que é nascido de Elohim vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
(1 Jo 5.4)

Nossa vitória sobre o mundo é fruto de nossa fé no Messias Yeshua, de que Ele habita em nós e nós nEle.

[...] e, assim, habite o Messias no vosso coração, pela fé...
(Ef 3.17)

Mas essa fé deve ser exercitada a cada instante, a cada dia, pois o justo viverá por sua fé (Rm 1.17).

Não podemos apenas crer agora e depois esquecer o assunto, mas devemos andar [viver] segundo essa fé (Cl 2.6,7).

Devemos ter e cultivar olhos como o de Mosheh, que “via” o invisível, para estarmos olhando sempre para o Autor e Consumador da fé, Yeshua, o Messias (Hb 11.27; 12.2).

Devemos viver por meio dEle e para Ele, extraindo dEle o vigor e a vida, da mesma forma que Ele vivia pelo Pai e para o Pai quando andou neste mundo (Jo 6.57).

E então poderemos dizer como disse Paulo, o apóstolo, que para nós o viver é o Messias (Fp 1.21), e que o Messias vive em nós e nós vivemos pela fé nEle (Gl 2.20), e que Ele é tudo para nós (Cl 3.11).

Amados(as), é para que eu e você não vivamos assim que o Adversário se utiliza do mundo.

O objetivo do Adversário ao usar o mundo contra nós é fazer com que eu e você não venhamos a viver a plenitude da vida do Messias em nós.

Mas será que o mundo tem um tesouro maior do que Este (Yeshua) para nos oferecer?

Que possamos todos nós termos o mesmo pensamento e atitude de Sha’ul, o emissário [Paulo, o apóstolo], em Fp 3.7,8:

7Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa do Messias. 8Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento do Messias Yeshua, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as cousas e as considero refugo, para ganhar o Messias…

Que o Eterno opere em nós o querer e o realizar, segundo a Sua boa vontade, e nos conduza a toda a verdade, no Messias Yeshua. Amen.


Yossef Franco

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